Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Apostila da Abelhinha 1















Recebi essa apostila da coordenadora da minha escola. Portanto não sei quem é o autor... Se vc souber, me comunique, por favor.

7 comentários:

  1. Olá Dalvinha !
    Muito obrigada por postar a apostila com os exercícios do Método da Abelhinha . Eu fui alfabetizada por este método há quase 40 anos atrás , e pasme , me lembro muito dele ( da mnha professora de C.A. , "Tia Marilene")com saudade! Ocorre que agora não se alfabetiza mais , e essa praga do letramento não dá autonomia de leitura , nem de escrita, nem commpreensão do texto lido para as crianças . Bom , eu sou médca, não professora mas depois do sufoco que passei com meu filho mais velho (10 anos hoje) resolvi alfabetizar os meus menores (5 e 3 anos) em casa , antes que a escola os estrague!Ja estudei tudo de Fônico ,slábico , grafema-fonema e PCNs e toda baboseira construtivista e sua trinca do mal.
    Usei como introdução com o mais velho a estória da abelhinha e depois o livro do Capovila e a Caminho Suave . Gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se possível, sobre a aplicação do livrinho "A minha Abelhinha" em relação à alguns exercícios. E mesmo como era aplicado o método , se a a cada etapa eram dados exercícios de fixação ou se eles eram dados depois no 2o semestre (acho que entendi isso na cópia do livreto de aplicação do método). Aguardo contato ! Abraços fraternos ,Cris Fontana

    ResponderExcluir
  2. Adorei as atividades da Abelhinha, parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esses desenhos são meus. Fiz essa coletânea em 1986 mais ou menos. Depois dessa formatação já fiz acréscimos , mudei fonte, adaptei para contar a história na E.I e/ou no ano 1 .
      Muito legal ver que ela ainda está sendo socializada por aí, rs.
      Boas recordações de uma método que realmente me encantou.
      Sou apaixonada pela possibilidade de ver as crianças poderem lançar mão de hipóteses de escrita mais rapidamente. Se adapta perfeitamente . Trabalho na rede municipal de ensino do RJ.
      Um abraço fraterno
      Denise de Souza Lucas

      Excluir
  3. Fui professora de alfabetização no RS, nos anos 70 e usei esse Método Fonico para ensinar meus alunos de oito turmas consecutivas e depois segui com outras classes. Durante o curso de magistério 2o ciclo (Escola Normal Regina Paccis Sarandi RS de otima formação)eu preparei
    todo meu material de apoio para usar o método da Abelhinha e amei ensinar com ele .

    ResponderExcluir
  4. Alzira Sampaio Brasil da Silva, Lúcia Marques Pinheiro e Risoleta Ferreira Cardoso

    ResponderExcluir
  5. Eu amo este método de alfabetização.

    ResponderExcluir